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domingo, 4 de abril de 2010

Decada de 40


Francisco Alves entra na década de 40 estabelecido como o maioral da música popular brasileira, apesar de seu protegido, Orlando Silva, a quem ele ajudou em seu início de carreira, quando dirigia um programa na Rádio Cajuti, ter se tornado seu grande rival e com quem ele disputava o posto de melhor cantor brasileiro. Como as músicas carnavalescas estivessem passando por uma fase de grande aceitação popular, Chico Alves lançaria, ao longo dos anos, vários grandes sucessos populares: Dama das Camélias (Braguinha e Alberto Ribeiro), em 1940; Despedida de Mangueira (Benedito Lacerda e Aldo Cabral), também de 1940; Valsa da Despedida (R. Burns, com versão de João de Barro e Alberto Ribeiro),Que Rei Sou Eu (Herivelto Martins e Valdemar Ressurreição), de 1945, e uma infinidade de outros sambas e marchas para o tríduo momesco. Em paralelo, participa também de mais um filme de sucesso, Berlim na Batucada (1944), de Luiz de Barros, roteirizado por seu grande amigo Herivelto Martins, e musicado por outro companheiro inseparável, Benedito Lacerda, comédia musical que ainda explora, assim como seu irmão gêmeo, Samba em Berlim (1943), a segunda guerra mundial e a política de boa vizinhança implementada pelo governo Roosevelt, que resultou no “improvável” sucesso de Carmem Miranda nos Estados Unidos.



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