Sejam bem vindos !

Faça uma Viagem na história da Musica Brasileira

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Anos 50

Roberto Menescal


Roberto Batalha Menescal nasceu em Vitória (ES), em 25 de outubro de 1937 e aos 18 anos estreou na música profissio- nalmente acompanhando artistas como Silvinha Telles, Maysa, Elis Regina, etc...

Já no final dos anos 50, mais precisamente em 1958, estourou a carreira de compositor criando ao lado de nomes como Carlos Lyra, Tom Jobim e Ronaldo Boscoli, a Bossa Nova. A partir daí a “batida diferente” do seu violão afinado se tornou mundialmente conhecida. Autor de canções como “O Barquinho”, “Você”, “Nós e o Mar”, dentre outros clássicos, Menescal ajudou a levantar a bandeira do Brasil em todo o mundo. Enquanto nos EUA se produzia jazz, o Brasil exportava o swing da Bossa Nova. Em 1962 participou do famoso Concerto de Bossa Nova no Carniege Hall, em New York.

Em mais de 40 anos de carreira Menescal vem apresentando trabalhos de altíssima qualidade. Além de gravar com importantes nomes como Paul Winter, Toots Thielemans e Herbie Mam, e orquestrar discos de inúmeros artistas como de Maysa, Silvinha Telles, Lúcio Alves, Caetano Veloso, João Bosco e Alcione, Menescal desenvolveu trabalhos como produtor de discos com Elis Regina, com quem trabalhou também como músico e arranjador, Leila Pinheiro, Chico Buarque, Emílio Santiago, Fagner, Gal Costa, Nara leão, Joana, Ivan Lins, Oswaldo Montenegro, entre outros.

De 1970 a 1985, esteve na Polygram Discos como produtor, diretor artístico e gerente geral, de onde saiu para fundar sua própria produtora.

Hoje Menescal é dono da Produtora/Gravadora Albatroz aonde vem produzindo discos com inúmeros artistas da MPB, e brilha nos palcos de todo o mundo com turnês de Bossa Nova.

Em 1998 produziu o CD “Estrada Tokyo-Rio” para o Japão, com músicas suas, ao lado da cantora Wanda Sá, ultimamente sua grande companheira em shows que juntos vêem realizando pelo Brasil e no exterior.

Festejando os 40 Anos de Bossa Nova, Menescal participou de um grande show realizado em Tokyo, Miami e no Rio de Janeiro, na praia de Ipanema, com mais de 20.000 pessoas presentes.

Foi diretor musical e arranjador do espetáculo “Nara – Uma Senhora Opinião”, fazendo também uma importante participação especial. O espetáculo foi sucesso absoluto no Rio de Janeiro onde ficou cinco meses em cartaz, sendo transformado em CD ao vivo, com o Patrocínio da Unimed-Rio e sua produção musical.

Em Julho de 2000 foi realizada uma festa na Casa de Espetáculos GARDEN HALL para o Lançamento do seu primeiro songbook “O melhor de Roberto Menescal”, pela Editora Irmãos Vitale, e do seu CD “Bossa Evergreen” lançado pela gravadora Albatroz, onde Menescal como solista de violão e guitarra, interpreta 14 super clássicos da Bossa Nova.

O grande show contou com a participação de grandes intérpretes da MPB e também amigos de Menescal: Bossacucanova, Carlos Lyra, Cris Delanno, Claudete Soares, Emilio Santiago, Leila Pinheiro, Os Cariocas, Leny Andrade, Wanda Sá, dentre outros.

Em março de 2001 lançou o CD “BOSSACUCANOVA MEETS MENESCAL”, produzido pela turma do selo CUCAMONGA e lançado simultaneamente nos Estados Unidos, Europa e Japão.
Com esse Grupo, do qual faz parte seu filho Marcio Menescal, fez duas tournés por quase toda Europa, participando de shows como na Dinamarca e Holanda, com público de mais de 200.000 pessoas.

EM 2003 gravou com Cris Delanno o CD e DVD “Eu e Cris”.

Em 2004 gravou 3 CD’S para uma série Instrumental Zen, “Bossa Zen”, “Bolero Zen” e “Jazz Zen”.

Em 2005 dirigiu o show “Aquele abraço Rio” para Unimed –Rio. No mesmo ano foi diretor musical e participou também como artista, do projeto “Bossa Nova in Concert”, de Solange Kafuri, apresentado no Canecão (RJ) e na Lagoa Rodrigo de Freitas, com os maiores nomes da Bossa Nova (total de 15 artistas), incluindo Oscar Castro Neves e Eliane Elias. O show foi gravado ao vivo pela EMI e lançado em DVD.

Também em 2005 lançou o DVD “Apenas Bons Amigos” com Wanda Sá e Miéle e realizou turnée com este espetáculo por todo o Brasil.

Em 2006, Roberto Menescal fez a produção musical de diversos CDs pela sua gravadora e participou de inúmeros shows. Neste ano Menescal lançou também dois CDs, o instrumental “Balansamba”, instrumental, e “Swingueira”, com Wanda Sá, e gravou o DVD “Agarradinhos”, com Leila Pinheiro, que será lançado em 2007 na Europa e Japão e no final do ano no Brasil.

Ainda em 2006 ao lado do compositor e cantor Oswaldo Montenegro, Menescal estreou na TV Cultura o programa “Letras brasileiras” com muito sucesso.

Menescal acaba de chegar de duas turnées pelo exterior de muito sucesso. A primeira, covidado de Joyce, em novembro de 2006, com 10 shows no Japão nos Blues Notes de Tokyo e Osawa. A segunda, em janeiro de 2007, com João Donato, Marcos Valle e Wanda Sá, na Austrália, aonde apresentaram cinco shows no Festival de Sydney e em Melbourne.

Também em 2007 Menescal participou do projeto “Era Iluminada” do Sesc Pompéia, com outros artistas, dentre eles, Donato, Joyce e Miucha.

Menescal está gravando a segunda série do programa “Letras brasileiras”, da TV Cultura com Oswaldo Montenegro. Em abril próximo grava, em Belo Horizonte, o DVD dos seus 70 anos com as participações de: Leila Pinheiro, Emilio Santiago, Os Cariocas, Leny Andrade, etc.

No dia 15 de abril o compositor foi homenageado na Flórida, no evento Press Award, Broward Center for the Performing Arts, no Teatro Parker Playhouse. Neste mesmo mês gravou o DVD dos seus 70 anos em Belo horizonte com a presença de Leila Pinheiro, Emílio Santiago, Danilo Caymmi, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário