Sejam bem vindos !

Faça uma Viagem na história da Musica Brasileira

domingo, 4 de abril de 2010

Anos 40


Por volta do final dos anos 20, evitando que sua carreira ficasse no limbo, e em busca de novidades para seu repertório, Chico procura aproximar-se, não desinteressadamente, é claro, de sambistas do bairro do Estácio, fazendo com que alguns dos maiores autores de todos os tempos – Ismael Silva, Bide e Cartola – se tornassem amigos de vários cantores de prestígio. E foi exatamente de Bide que ele compra o samba A Malandragem, de 1927, gravando-o para o carnaval de 1928 e que se constitui em seu primeiro sucesso em discos. Sua fama de comprador de músicas vem a partir daí.


Sua estréia no rádio também se dá em 1927, quando começa a se apresentar na Rádio Sociedade, ao mesmo tempo em que começa a gravar na etiqueta Parlophon, que pertencia à Odeon, época também em que adota o nome artístico de Chico Viola.



Porém, seu primeiro grande sucesso foi em 1929; nesse ano grava na Odeon a música A Voz do Violão, sua e de Horácio Campos, de tamanho êxito popular que acabou se tornando seu primeiro prefixo musical. Com o gosto do sucesso ainda na boca, Chico Alves compra mais dois sambas de Ismael Silva,Me Faz Carinhos e Amor de Malandro, êxito do carnaval de 1930, que faz com que o cantor proponha um acordo com Ismael e seu parceiro, Nilton Bastos: ele gravaria com exclusividade as criações da dupla, desde que seu nome constasse também como compositor das músicas gravadas. E não demora, o trio de compositores começa a fazer um tremendo sucesso, destacando-se o hoje clássico samba Se Você Jurar (que, segundo alguns historiadores, não teria nenhuma participação do cantor, a música sendo somente de Ismael, a maior parte, na realidade, e de Nilton Bastos), imenso sucesso no carnaval de 1931:

“Se você jurar que me tem amor
Eu posso me regenerar
Mas se é para fingir, mulher
A orgia assim não vou deixar.
Muito tenho sofrido
Por minha lealdade
Agora estou sabido
Não vou atrás de amizade.

A minha vida é boa
Não tenho em que pensar
Por uma coisa à toa
Não vou me regenerar.

A mulher é um jogo
Difícil de acertar
E o homem como um bobo
Não se cansa de jogar.

O que eu posso fazer
É se você jurar
Arriscar a perder
Ou desta vez então ganhar.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário