Sejam bem vindos !

Faça uma Viagem na história da Musica Brasileira

domingo, 4 de abril de 2010

Decada de 40


Com a ditadura do Estado Novo, o nacionalismo está em alta. Exaltar o Brasil, repentinamente se torna moda, vários compositores entrando na onda. Francisco Alves é o cantor brasileiro responsável pela primeira gravação do gênero que ficaria na história com o nome de “samba-exaltação”, lançando, em 1939, Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, com arranjo histórico de Radamés Gnatalli, que mais tarde seria escolhida a melhor música brasileira de todos os tempos:

Brasil! Meu Brasil brasileiro
Meu mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus versos
Oh! Brasil, samba que dá
Bamboleio, que faz gingar
Oh! Brasil, do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil! Brasil! Pra mim, pra mim.

Oh! abre a cortina do passado
Tira a mãe preta do cerrado
Bota o rei congo no congado
Brasil! Brasil!
Deixa cantar de novo o trovador
A merencória luz da lua
Toda canção do meu amor
Quero ver essa dona caminhando
Pelos salões arrastando
O seu vestido rendado
Brasil! Brasil! Pra mim, pra mim.

Brasil! Terra boa e gostosa
Da morena sestrosa
De olhar indiferente
O Brasil, samba que dá
Bamboleio, que faz gingar
Oh! Brasil, do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil! Brasil! Pra mim, pra mim.

Ah! Esse coqueiro que dá coco
Onde amarro a minha rede
Nas noites claras de luar
Brasil, pra mim
Ah! ouve essas fontes murmurantes
Aonde eu mato a minha sede
E aonde a lua vem brincar.
Ah! esse Brasil lindo e trigueiro
É o meu Brasil brasileiro
Terra de samba e pandeiro
Brasil, pra mim, pra mim,
Brasil Brasil, pra mim, pra mim,
Brasil Brasil, pra mim, pra mim.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário